4 passos para selecionar os melhores canais de marketing para publicitar a sua marca 

Atualmente, há 4.66 bilhões de pessoas online, o que representa cerca de 59% da população mundial, de acordo com dados da Statista. O mobile tem vindo a tornar-se o canal mais importante para aceder à Internet em todo o mundo, uma vez que os utilizadores da Internet móvel representam 91% do total de utilizadores da Internet.

Estes dados podem querer dizer que está na hora de escolher novos canais de marketing. Contudo, sabemos que começar um novo projeto de marketing ou uma nova estratégia sem direção é como entrar num comboio sem destino e esperar que o leve onde deseja ir. Não importa onde vá, porque estará sempre perdido.

Mas não se preocupe, neste artigo explicamos como pode escolher os canais de marketing mais eficazes para a sua marca.

 

Canais de marketing digital B2B mais eficazes

Ao escolher os canais de marketing, os profissionais de marketing têm muitas opções excelentes à sua disposição. Abaixo deixamos-lhe alguns exemplos:

  • Email Marketing 
  • Redes Sociais 
  • Vídeo Marketing
  • SMS Marketing
  • Blogs
  • Webinars
  • Google Ads
  • Social Ads
  • Otimização de motores de busca (SEO)

 

Embora possa parecer que  utilizar todos os canais de marketing acima seja a estratégia perfeita, a verdade é que é preferível dominar alguns canais de marketing do que falhar em muitos. De seguida vamos analisar em detalhe quatro dos canais de marketing B2B mais eficazes.

 

  1. Redes Sociais

 

Do TikTok ao Instagram, as redes sociais representam uma mudança de paradigma na relação com o cliente. Um bom conteúdo nas redes sociais pode ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu website, a aumentar a sua base de clientes e emails. 

Quem acompanha as empresas nas redes sociais? Mais de 90% dos utilizadores do Instagram e 66% dos utilizadores do Facebook seguem pelo menos uma marca.

As redes sociais têm mais de 3.49 bilhões de utilizadores ativos diariamente e, neste sentido, não deve ser um canal esquecido na sua estratégia de marketing. Importa manter a relevância e consistência dos conteúdos. Lembre-se que está a falar para os seus clientes. Quer aumentar a interação? Experimente fazer um passatempo ou um sorteio. 

Dica profissional: utilizar uma ferramenta de gestão de redes sociais desde o início. Vai permitir-lhe que economize muito tempo ao agendar publicações a longo prazo. 

 

  1. E-mail Marketing

Este é o canal de marketing mais antigo desta lista, e curiosamente um dos mais eficazes se utilizado com base numa estratégia de venda bem definida, como é o caso dos funis de vendas. Mais de 99% dos consumidores verificam a sua caixa de email diariamente e mais de 86% dos profissionais afirmam que o email é a sua via de contacto preferida. Além disso, sabemos que o custo de uma campanha de marketing é muito reduzido comparando com outros canais, e podemos esperar uma uma taxa média de abertura média de 17,92% em todos os setores, 

Podemos esperar uma campanha de marketing acessível com uma taxa de abertura média de 17.92% em todos os setores, de acordo com dados da Statista.

 

  1. Publicidade Digital

A publicidade digital, quando comparada com a publicidade tradicional, pode entregar resultados mais competitivos a um preço muito reduzido. Como por exemplo colocar um anúncio no Youtube, que é atualmente o segundo maior motor de busca na Internet. Além disso, o poder de segmentação no digital nada tem a ver com a “segmentação” feita nos chamados canais tradicionais e offline.

Existem outros canais de publicidade digital muito eficazes que deve considerar na sua estratégia de marketing. Estes são eficazes porque a publicidade digital oferece aos clientes um link direto para o seu website, onde podem comprar o seu produto ou deixar o seu email para que os consiga contactar posteriormente. Para marcas com orçamentos de marketing reduzidos, a publicidade digital oferece uma boa relação custo-benefício.

 

  1. Otimização para motores de busca – SEO

A cada segundo, são feitas mais de 63.000 pesquisas no Google. Uma vez que cada vez mais as marcas estão presentes no digital uma das melhores formas do seu website se destacar da concorrência é através de uma boa estratégia de SEO. O Google valoriza o tráfego orgânico em prol do  tráfego pago, o que faz com que o SEO obtenha um enorme retorno sobre o investimento. Planejar uma estratégia de SEO pode colocá-lo à frente dos seus clientes com apenas algum tempo, esforço e excelentes ferramentas de SEO.

 

4 passos para escolher os melhores canais de marketing para a sua marca

 

Desde a análise cuidada do Google Analytics do seu site ao feedback dos seus clientes, escolher os melhores canais de marketing para sua marca pode envolver muitas tentativas e erros.

O importante é saber que não precisa de dominar todos os canais de marketing para causar uma boa impressão. A sua estratégia de marketing deve ser tão flexível quanto a sua marca e, inevitavelmente, mudará à medida que a base de clientes aumentar. Embora seja tentador, escolha a estratégia de marketing que está mais alinhada com os seus objetivos de atendimento ao cliente e a sua estratégia geral de negócio.

Abaixo, deixamos-lhe os quatro passos para escolher os melhores canais de marketing.

 

Passo 1) Tenha objetivos SMART

Como vimos no início deste artigo, avançar com uma estratégia de marketing sem direção vai fazer com que fique perdido. Os seus objetivos não precisam de definir a sua marca ou o seu negócio. Os objetivos existem apenas para guiar o caminho e avisar quando nos estamos a desviar da estratégia. Para definir os melhores objetivos, tente seguir a fórmula SMART. SMART é a sigla em inglês para Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound.  Ou seja, Metas e objetivos SMART são aqueles que são Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Delimitados num espaço de tempo. Definir objetivos claros sobre o que espera alcançar vai economizar tempo e dinheiro. Se precisa de alguma inspiração para a formulação dos objetivos, experimente esta fórmula simples:

Em (data), a (marca) irá alcançar (KPI de interação) em (canal de marketing).

Para alcançar os seus objetivos de interação (engagement) precisa de cultivar e nutrir o relacionamento com os clientes e agregar valor a esta “relação”. Como? Isto leva-nos ao passo 2.

 

Passo 2) Dê voz e cara aos seus clientes

Embora seja difícil ignorar a promessa de levar a sua marca a milhares de pessoas, uma estratégia multicanal pode ficar cara rapidamente.

Na dúvida, priorize os canais de marketing que levam o seu conteúdo diretamente aos clientes. Quer saber quais são os canais de marketing que eles preferem? Pergunte-lhes!

O conteúdo gerado pelo utilizador é cada vez mais importante e chama a atenção de potenciais e futuros clientes. Mais de 81% das pessoas são influenciadas pelo que os seus amigos partilham nas redes sociais! Dê voz aos seus clientes e eles irão fazer a sua estratégia de marketing.

 

Passo 3) Pense a longo prazo

Embora seja tentador lançar a sua marca no TikTok, é importante pensar se a longo prazo este canal representará a marca, ou se simplesmente estamos a seguir uma tendência. Quando se trata do marketing da sua marca, opte pelo sucesso a longo prazo ao invés do hype do momento.

Para ter a certeza que está a causar a impressão certa aos seus clientes, é essencial reavaliar os canais de marketing com frequência. E para isso, irá precisar do passo 4.  

 

Passo 4) Meça os resultados

Uma das grandes vantagens dos canais digitais é a sua mensurabilidade. Pode averiguar o sucesso da sua estratégia através das seguintes métricas: 

  • Custo por clique (CPC). O seu CPC dirá quanto custa trazer cada utilizador ao seu site. No caso da publicidade digital, o CPC é uma métrica essencial para avaliar a eficácia da mesma.
  • Custo por mil visualizações (CPM). O CPM dá-lhe o custo para mostrar sua marca (anúncio) a 1.000 pessoas.
  • Taxa de cliques (CTR). O seu CTR mostra quantas pessoas viram o seu anúncio e clicaram no seu site.

Ao avaliar o sucesso dos canais de marketing, lembre-se de que as plataformas são diferentes e que, por isso, os dados de referência (benchmarks) são diferentes. 

Por exemplo: O Instagram e o Facebook contam apenas as visualizações em que o utilizador viu mais de três segundos de um vídeo. O YouTube conta as visualizações que são assistidas por mais de trinta segundos. Uma visualização de um site é contada quando um utilizador carrega uma página.

Isso significa que, embora o CPM no Facebook possa ser mais barato, a taxa de conversão do YouTube provavelmente será maior, uma vez que as “impressões” estão a ver o conteúdo por mais tempo.

 

Embora pareça que mais visualizações resultarão em mais clientes, isso nem sempre é verdade. Opte por escolher os canais de marketing certos, e alcance os seus clientes com um conteúdo que faça sentido para eles.

Post a Comment

Como selecionar o melhor canal de venda digital para o seu negócio by in How to

No último ano muitos foram os negócios que viram o seu pri ...

22 Fev, 2021 1  Person Liked it

4 passos para selecionar os melhores canais de marketing para publicitar a sua marca  by in Estratégia

Atualmente, há 4.66 bilhões de pessoas online, o que repre ...

15 Fev, 2021 2  Person Liked it

Vale a pena anunciar na rede de Display do Google? by in Publicidade online

Os anúncios display são uma das formas mais antigas de Mar ...

29 Jan, 2021 4  Person Liked it