5 Ações para impulsionar as suas vendas online

Muitos são os negócios que reformularam os seus canais de vendas e começaram a vender online para fazer face à crise causada pela COVID-19. Outros já tinham as suas lojas online operacionais mas não sabem como desenvolver ações que impulsionam as suas vendas neste canal.

Se a sua marca está no mesmo barco que estes negócios sugerimos 5 ações para impulsionar as suas vendas online.

1. Crie campanhas de cross-selling e upselling na sua loja

A comunicação dentro da sua loja é tão importante como a que realiza fora da loja nos canais digitais. É importante que também pense em ações específicas que levem os seus utilizadores a completarem as suas vendas e a maximizar o valor dessas transações. Implementar campanhas de cross-selling e upselling é uma excelente opção. Esta implementação é muito fácil e há várias formas de o fazer. Sugerir produtos relacionados ou mostrar produtos que são frequentemente comprados em conjunto é uma das formas mais tradicionais de o fazer. Para incentivar ainda mais a venda pode criar uma oferta para clientes que efetuem a compra de um conjunto de produtos. Esta oferta pode surgir na forma de um desconto promocional ou então na oferta de um produto com menos rotação ou de uma amostra.

2. Ofereça um desconto para recuperar carrinhos abandonados

A recuperação de carrinhos abandonados não deve ser ignorada. O utilizador já visitou a sua loja, navegou entre os seus produtos e até selecionou alguns que adicionou ao carrinho. Porquê perder a oportunidade de fechar a venda a um consumidor que já mostrou tanto envolvimento? Uma das formas mais eficazes de recuperação de carrinhos abandonados é a oferta de um desconto para completar a encomenda. Este desconto deve ser limitado no tempo para criar urgência (ex. 15% de desconto se completar a sua encomenda nas próximas 24h).

3. Implemente campanhas no Google Shopping

O Google shopping é hoje um potenciador de vendas online. Este pode ser um canal interessante para potenciar as vendas dos seus produtos na sua loja online. Esta ferramenta permite colocar os seus produtos lado a lado com os dos seus concorrentes dando-lhe destaque durante o processo de decisão de compra.

4. Estabeleça parcerias com influenciadores digitais

Já falámos várias vezes sobre a importância dos influenciadores digitais para a sua comunicação. Estabelecer parcerias com estes influenciadores vai-lhe permitir ter uma maior exposição e com isso impulsionar as suas vendas online. Estas parcerias podem ser estabelecidas de diversas formas pelo que nem sempre têm de constituir um enorme investimento da sua parte. Negociar um sistema de permuta de produtos/ serviços em troca de comunicação ou até uma afiliação, permitindo que o influencer receba uma percentagem sobre a suas vendas podem ser opções bastante vantajosas.

5. Crie ofertas promocionais exclusivas e limitadas no tempo

As suas ações promocionais não têm de se limitar às épocas de saldos. Vá criando algumas campanhas flash direcionadas a produtos específicos. Estas campanhas devem ser limitadas no tempo ou em stock para criar sentimento de escassez e urgência de compra. Podem também ser utilizadas para o ajudar a escoar algum stock de algum produto que esteja parado à mais tempo.

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