5 passos para construir autoridade

5 passos para construir autoridade

Construir autoridade de marca é essencial para que esteja no top of mind do seu público-alvo e tornar-se a referência no sector. Quando tem autoridade, a performance do seu negócio através do crescimento em vendas é uma consequência direta. 

A questão que se coloca é: Como é que se cria autoridade? Neste artigo apresentamos 5 passos para trabalhar a sua marca e atingir o patamar de autoridade no seu sector.

1. Conheça bem o seu público

À semelhança do que temos vindo a falar sobre estratégia de marketing e comunicação, conhecer o seu público também é o primeiro passo para construir a sua autoridade. Muitas marcas acabam por cometer o erro de trabalhar em torno daquilo que são as suas percepções sobre o mercado e os seus produtos sem ouvir ou conhecer o seu público. Identificar comportamentos, dores e padrões de consumo daqueles que são os seus clientes ou potenciais clientes é o primeiro passo para conseguir elaborar uma estratégia que o posicione no seu top of mind e que lhe confira autoridade.

2. Foque-se num nicho

Focar-se num nicho é sempre a melhor forma de se destacar e construir a sua marca. Quando se foca em vários nichos e sectores os seus esforços de comunicação acabam por ser mais dispersos impossibilitando-o de construir uma autoridade em determinada área. Quando se foca num só nicho consegue ter uma leitura mais aprofundada dos restantes players assim como um melhor conhecimento do seu público-alvo. Assim, é possível ter uma estratégia mais segmentada e direcionada.

3. Invista no Branding da sua marca

O seu posicionamento e imagem de marca devem estar em concordância. Para que seja possível o fácil reconhecimento da sua marca por parte do público alvo deve investir no branding da sua marca. Ter um posicionamento definido, um tom de voz único e uma linguagem gráfica consistente e bem definida vai ajudar a sua marca a ser fácilmente reconhecida pelo público.

4. Seja consistente na sua comunicação

Tenha uma comunicação consistente e constante. Não chega existir, tem de estar presente nos momentos relevantes e garantir uma cadência de comunicação que permita ao público ligar-se à sua marca. Selecione os canais de comunicação mais adequados para o nicho e público-alvo que quer trabalhar e desenvolva uma política editorial que lhe permita produzir conteúdo e divulgá-lo com alguma frequência.

5. Tenha uma estratégia de conteúdo forte

A melhor forma de criar autoridade para a sua marca é sem dúvida criar conteúdo de valor. Para se destacar dos restantes concorrentes, tornar-se referência e estar no Top of mind do seu público-alvo deve investir na criação de conteúdo que seja relevante e diferenciado. Desta forma será reconhecido com especialista na sua área de atuação e ser-lhe-á conferida a autoridade que deseja.

Post a Comment