Como selecionar o melhor canal de venda digital para o seu negócio

No último ano muitos foram os negócios que viram o seu principal canal de venda fechado pela pandemia. Felizmente também muitos foram os que se reinventaram e encontraram no digital canais de venda alternativos. De facto, no ano de 2020 o comércio eletrônico cresceu em Portugal cerca de 60% de acordo com um estudo realizado no âmbito do CTT ecommerce report 2020.

Se para muitos integrar este meio digital foi um caminho fácil de percorrer, outros ainda se deparam com dificuldades na hora de migrar os seus negócios para o digital. Uma das grandes dificuldades está relacionada com a escolha do melhor canal de venda digital para o seu serviço ou produto.

Neste artigo explicamos que canais de venda tem disponíveis e que pontos deve ter em conta na hora de selecionar o melhor para o seu caso.

 

Canais de venda digitais

 

1. Ecommerce

Os Ecommerce, ou lojas online são os canais de venda digitais que nos vêm logo à cabeça quando pensamos em vender online. São nada mais nada menos do que o seu ponto de venda na internet.

Têm a vantagem de ser exclusivos à sua marca ou empresa e de por isso poderem ser 100% customizados ao seu negócio. Já existem várias plataformas com templates prontos a serem implementados, o que facilita o seu acesso a qualquer empresa. São ideais para negócios que comercializam mais do que um produto.

Apesar de já existirem plataformas onde pode facilmente montar a sua loja online, esta é ainda uma solução mais exigente quer a nível de investimento quer a nível de tempo investido na sua criação.

 

2. Marketplaces

Os marketplaces têm vindo a crescer e ganhar dimensão nos últimos anos. São nada mais nada menos do que “centros comerciais” online onde pode criar a sua loja e vender os seus produtos. 

Atualmente estão disponíveis diversos marketplaces de venda de produtos generalistas mas também já existem marketplaces de serviços e de nichos específicos. Têm a vantagem de já ter a sua operação definida o que significa que para começar a vender apenas tem de se registar como vendor e listar os produtos que quer vender. 

A grande vantagem é que consegue tirar partido da credibilidade que muitas destas plataformas já têm no mercado e beneficiar com as suas próprias estratégias de comunicação.

 

3. Redes sociais

As redes sociais são cada vez mais canais de venda muito relevantes. Atualmente é possível montar a sua loja em redes como o Facebook e o Instagram e vender diretamente aos seus seguidores.

São um canal de venda muito acessível e fácil de implementar. Têm tido muito sucesso junto de negócios mais pequenos que suportam a sua estratégia de vendas quase exclusivamente neste canal.

 

4. Email marketing

O email marketing também tem provado ser um canal de venda eficiente para negócios que já têm uma base de dados de leads ou clientes construída. 

Através de uma segmentação eficiente e uma estratégia de conteúdo bem estruturada é possível tirar partido deste canal para efetuar as suas vendas. 

É um canal que exige um investimento relativamente baixo e que pode servir de complemento aos restantes canais de distribuição que utiliza atualmente no seu negócio.

 

5. Programa de afiliados

Os programas de afiliados têm mostrado também bons resultados em alguns negócios. Estes depreendem a construção de uma rede de afiliados que serão recompensados por comercializarem diretamente os seus produtos e serviços.

É um sistema que permite escalar com facilidade e que não tem grande custo de implementação. Aqui o grande desafio passa pela gestão dos afiliados e por garantir que a rede está em funcionamento pleno.

 

Como selecionar o melhor canal de venda digital

 

Conhecidos os principais canais de venda digitais há alguns pontos que deve considerar no momento de selecionar os mais adequados para si.

 

1. Público-alvo

Conhecer os seus clientes e os seus hábitos de compra é o primeiro passo para selecionar o seu canal de venda digital. Saber o privilegiam na sua jornada de compra e o nível de serviço a que estão habituados vai ajudar a perceber com que canal terão mais facilidade em interagir.

 

2. Capacidade de investimento

Como vimos anteriormente, cada tipo de canal representa um diferente nível de investimento. Como tal deve ter em conta quando pode investir nesta fase do seu negócio e ter esse fator em conta no momento de selecionar o melhor canal de venda para si.

 

3. Características dos seus produtos e serviços

Nem todos os produtos e serviços serão adequados a todos os canais. Por exemplo, se o seu produto é um curso online, provavelmente não necessitará de construir um ecommerce para a venda do mesmo. Conhecer as características do seu produto e serviço serão um bom indicador do canal a selecionar.

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