Definir a sua persona é essencial para a sua marca

Definir a sua persona é essencial para a sua marca

Definir a sua persona é essencial para a sua marca. Pode não estar ainda familiarizado com este conceito e não compreender a necessidade, mas a verdade é que tem um papel essencial na sua estratégia.

O exercício de definir a sua persona vai trazer uma clareza que lhe permitirá não só desenvolver conteúdo de sucesso como criar soluções que realmente têm impacto na vida dos seus clientes. 

Mas afinal o que é uma persona e porque motivo é tão relevante. Explicamos tudo de seguida e ensinamos como pode criar a sua.

O que é uma persona?

Uma persona é uma personagem fictícia desenhada por si para representar o seu cliente. Consiste no desenvolvimento de um perfil real com base nos dados  recolhidos sobre o perfil dos seus clientes e hábitos de consumo.

Cada marca poderá ter mais do que uma persona de acordo com o seu sector e a sua oferta. A criação destas personas é essencial para as marcas pois permite que todo o seu desenvolvimento estratégico seja focado nas características individuais dos seus clientes. Assim é possível fomentar não só uma maior proximidade na comunicação como também no desenvolvimento de soluções que vão de encontro às necessidades reais dos seus clientes.

Como definir a persona?

Para definir a sua persona é necessário que primeiro consiga fazer uma definição do seu público-alvo tendo em conta um conjunto de características e comportamentos já identificadas nos seus clientes.

Comece por atribuir alguns dados pessoais e demográficos à sua persona como um nome, gênero, idade, estado civil e ocupação. Depois pode aprofundar com a identificação de necessidades, dores, desejos ou ambições. Por fim identifique alguns padrões de consumo como o local onde faz as suas compras, se utiliza internet, que tipo de utilização faz das redes sociais.

Post a Comment