valor da marca

Não comunicar neste momento vai prejudicar o valor da sua marca

Ao verem os seus negócios parados e consequentemente com uma redução significativa na faturação, muitas marcas pararam as suas comunicações com o propósito de fazer uma redução nos seus orçamentos de marketing. Nos últimos artigos falámos sobre a forma como a resposta da sua marca ao COVID-19 vai impactar a sua relação com os consumidores no futuro, mas qual será o impacto da ausência de resposta no valor da sua marca?

De facto se pensarmos na marca enquanto ativo, percebemos que se pode traduzir num real valor financeiro. Este valor foi construído ao longo do tempo com os seus esforços de marketing e relacionamento com o cliente. Posto isto é essencial que tenha presente que não comunicar neste momento vai prejudicar o valor da sua marca.

O que é o valor da marca

O valor da marca, também conhecido com brand equity é definido pela Marketing Science Institute como o conjunto de associações e comportamentos da parte de clientes, membros e empresa detentora da marca. É o valor da sua marca que permite que a sua empresa consiga cobrar uma maior margem sobre os seus produtos e serviços. É o valor da sua marca que o permite diferenciar-se dos seus concorrentes.

Assim sendo, o valor da sua marca irá crescer consoante a sua notoriedade e consoante a percepção dos seus clientes e restantes consumidores.

De que forma o valor da marca fica em risco

Sendo a marca valorizada pela percepção que o seu cliente e o consumidor geral tem sobre ela, a ausência de comunicação numa fase crítica como a que atravessamos agora, constitui um claro risco para o valor da sua marca.

Neste momento é essencial que entenda o que os seus clientes estão à procura e aproveitar esse comportamento para reforçar relação. Para estar presente, oferecer soluções e reforçar o seu posicionamento. Afastar-se poderá trazer dois tipos de reação: cair no esquecimento ou transmitir a percepção de que a sua marca não se preocupa. Os  dois com consequências diretas no valor da sua marca.

Pense no seguinte: o consumidor está em isolamento a enfrentar uma situação de crise. Quando tudo passar quem é que vai valorizar? A marca que esteve presente e que deu resposta às suas necessidades, ou a marca que não apareceu durante o período de crise?

Outra questão de elevada importância para o valor da sua marca está relacionado à responsabilidade social. Lembre-se que em momentos de crise o consumidor tende a pensar coletivamente. É nestes momentos que surgem mais iniciativas sociais para ajudar a dar resposta à crise. Partilhe com os seus consumidores as suas iniciativas neste sentido. Como está a proteger os seus colaboradores? Como está a ajudar a sociedade? A ausência de ação nestas áreas também pode influenciar a forma como os consumidores vêm a sua marca e colocar o seu valor em risco.

Posto isto, tendo sempre em mente que é o valor da sua marca que lhe permite maximizar resultados e diferenciar-se da concorrência, é hora de pensar se parar a comunicação vai realmente minimizar os seus prejuízos ou prejudicar o crescimento futuro.

Post a Comment