5 dicas para definir uma estratégia de marketing digital

Quando se abre uma empresa, nem sempre é fácil definir uma estratégia de marketing adequada. Felizmente, o marketing digital introduziu ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendedores para comunicarem de forma eficiente com os seus clientes e potenciais clientes. Para tirar o maior partido da sua comunicação damos-lhe 5 dicas para definir a sua estratégia de marketing digital.

 

 

1. Identifique o seu cliente

Conhecer os nossos clientes é o primeiro passo para conseguirmos definir uma estratégia de marketing digital eficiente. Compreender onde estão, saber o que fazem e conhecer os seus hábitos é o primeiro passo para compreender onde, quando e como deve comunicar a sua marca, produtos e serviços.

 

2. Identifique os seus concorrentes

Conhecer e analisar a concorrência é fundamental para poder criar a sua diferenciação. É também importante analisar detalhadamente a ação dos seus concorrentes de maior dimensão que são referência no seu mercado. Assim, consegue identificar mais facilmente estratégias de sucesso que se podem aplicar à sua dimensão.

 

3. Trace metas

Tenha presente quais os seus objetivos e conheça o seu funil de conversão. Assim vai ter mais facilidade em compreender quais os canais mais importantes para cada fase do seu processo de angariação de clientes. Ter objetivos definidos vai também ajudar a compreender se a estratégia que está a aplicar está a trazer resultados ou se precisa de ser otimizada.

 

4. Crie uma presença online

Hoje em dia vivemos, interagimos e compramos online. De facto, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer compras (Adweek). É caso para dizer que se não existir online, não existe todo. Ter um website atualizado e comunicar regularmente nas redes sociais tem uma importância extrema para atingir os seus objetivos de marketing digital. É o que permite estar presente na hora da tomada de decisão.

 

5. Construa uma estratégia marketing de conteúdo

Mais importante do que desenvolver conteúdo para partilhar nos seus canais de comunicação digital, é desenvolver conteúdo que vá de encontro aos interesses do seu público-alvo. O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais relevantes do marketing digital. Se criar uma política editorial consistente e interessante, os seus seguidores vão interagir e relacionar-se com a sua marca de forma regular.

 

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