Performance das empresas no meio digital

Nos dias que correm “quem não está online, não existe”. Numa era em que vivemos online e somos responsáveis por parte dos conteúdos produzidos e publicados no meio digital, é essencial para a sua performance que as marcas estejam presentes e sejam ativas.

81% dos consumidores fazem pesquisas na internet antes de tomarem a decisão de efetuar uma compra (Hubspot, 2018). Procuram informação sobre as marcas e os seus produtos, assim como testemunhos e opiniões de outros consumidores sobre o produto ou serviço que procuram. É essencial que neste processo as marcas estejam presentes com conteúdo relevante que facilite a tomada de decisão.

Mas o que é um conteúdo relevante? Como é que se mede a performance das ações de marketing?  A verdade é que apesar dos esforços das marcas por terem uma presença no meio digital, estas não sentem como claro o retorno que estão a conseguir obter com as suas ações.

 

Marketing de performance

39% dos marketeers afirmam que no topo dos seus desafios de marketing está o desafio de conseguirem provar o ROI das suas atividades (Hubspot, 2018). Existe uma necessidade crescente das ações de marketing digital se focar em objetivos mensuráveis e direcionados à performance. As redes sociais e as ferramentas de publicidade online já nos fornecem dados relevantes para a análise da performance. No entanto, a base do marketing de performance passa por conseguir analisar a métrica certa para cada objetivo e tomar decisões com base nos dados reportados.

O novo grande desafio das agências de marketing e dos marketeers passa por desenvolverem estratégias de marketing digital que sejam orientadas para a performance. Apenas 22% das empresas está satisfeita com as suas taxas de conversão (Econsultancy, 2016), isto deve-se sobretudo ao facto trabalharem a comunicação digital nas múltiplas plataformas sem executarem uma definição prévia dos seus objetivos e construírem estratégias direcionadas com base no seu funil de conversão.

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